domingo, 6 de outubro de 2024

 

O potomaníaco ou muito

 enófilo

 

José Martins era um homem rurígena e

rurícola de uma freguesia do Nordeste 

Transmontano, mais precisamente da

 região do Vale da Vilariça, do Concelho

de Vila Flor.

Ele era um dos que seguia à risca as 

doutrinas de “Baco” .

Era um homem dos mais conhecidos nas

 freguesias nas redondezas. Alguns 

coetâneossó o conheciam pelo nickname 

“Zé da Pinga”.

Ele depois de reformado, passava parte

 do seu tempo livre nas tabernas e bares

 das povoações mais próximas e da sua.

Um dia, quando acordou e sentiu-se muito

 mal do estomago.

Resolveu ir ao médico. Logo que chegou,

 o iatro fez alguns exames e, depois,

falou com ele  a sério, sobre os malefícios

 do álcool.

- José, nota-se, que senhor tem abusado 

demais da bebida vinícola, o vinho é bom,

 mas quando se bebe exageradamente

faz mal à saúde!

O senhor  está a fazer alguma enoterapia

 ou bebe para esquecer algum desgosto?

 -Não é nada disso doutor, e também não

 abuso do meu liquido preferido, eu nunca 

abusarei quem eu tanto gosto?

E o técnico de saúde continua:

-Não brinque com isso, José! O seu

fígado está um pouco abalado! 

O senhor precisa parar de beber 

para deixar o seu fígado regenerar-se. 

-Doutor... Então, dê-me um remédio

 qualquer para ficar tudo em ordem.

 - O melhor remédio para o senhor é...

parar de beber. 

-José, nem pensar nessa hipótese e dá 

uma risada!... Puxa, doutor!

A medicina está tão avançada, não

tem outra forma?

Então o clínico tem uma ideia:

 -Vamos fazer um acordo: o senhor pára

de beber durante quatro meses, fazemos

depois  um novo exame e conversamos

sobre o beber moderadamente. O que o

 senhor acha?

 - E nesses quatro meses eu vou beber

o quê?  Pergunta José, indignado.

- O senhor vai beber leite! É um bom

 tratamento.

- Leite? Outra vez?

 - Como assim? O senhor já fez alguma 

lacteoterapia ?

E José responde:

- Não compreendo o que significa essa

 palavra. Mas eu só bebi leite nos

 primeiros seis meses da minha vida.

- Sim... Nos primeiros meses de vida!

Leite doutor, esse liquido é para os

urbígenas e urbícolas que são

ergófobos ou melhor não gostam de

 trabalhar.

Mas os camponeses como eu, têm

 que comer e beber bem para aguentar

as árduas tarefas do campo.

Sem comentários:

Enviar um comentário