terça-feira, 11 de agosto de 2009

A História do Pão

Desde dos primeiros tempos, que o pão teve um papel muito importante e marcante na alimentação dos povos em especial nos países europeus. Hodiernamente,ainda continua a ser um dos principais alimentos das pessoas que têm menos recursos económicos. Quando numa casa de família pobre não falta o pão, geram-se grandes problemas.Que estão de acordo com o ditado popular “ casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”.
O substantivo pão tem perdido o seu significado básico, mas não enquanto matéria comestível do género masculino que deriva do latim “panis”, que significa produto alimentício feito à base de farinhas de diversos cereais: trigo, centeio, milho, cevada, aveia etc. Que depois da farinha bem amassada com água temperada com sal e fermento é cozinhado no forno. Assim, se produz o delicioso pão. Quando o artotécnico (padeiro) prepara bem a massa e o coze num forno a lenha, este tipo de pão é chamado de pão caseiro, que toda a gente citadina prefere pelo seu sabor e qualidade.
Ao vocábulo pão têm-lhe atribuído variados significados denotativos como: de trabalho, de salário, de sustento, de sobrevivência, da luta pela vida, e até da liberdade. Mas também lhe são atribuídos outros significados conotativos de acordo com a cultura dos diferentes povos e comunidades.
Em Portugal, a juventude usa o vocábulo pão como forma de piropo positivo ou negativo respeitante ao sexo oposto: se é atraente diz-se “que grande pão” , mas quando não agrada “é um pãozinho sem sal”, se não é nada sexe e tem atitudes grosseiras, “ é um pão duro de côdea grossa!
Os meus leitores que quiserem aprofundar toda a história do pão, aconselho-os a visitarem o Museu do Pão em Ceia. Aí poderão ver também como se faz o pão e verdadeiras obras de arte feitas de pão de todas as formas e cores. Onde os artotécnicos se esmeram para deixarem a sua marca.

1 comentário:

  1. Pão de ló
    Pão podre
    Pão de Deus
    Pão do céu
    Pão doce
    Pão ázimo
    É um nunca mais acabar. Tenho que ir visitar esse famoso Museu do Pão para apreciar essas obras primas de que falas.

    ResponderEliminar