quarta-feira, 6 de abril de 2011

Alguma publicidade enganosa na internet

Quando um dos meus amigos estava a navegar na internet, surgiu-lhe
no ecrã do seu computador alguns aparelhos a convidá-lo a acertar
neles. Ele sem se aperceber o que estaria por detrás, seguiu a
sugestão e logo recebeu uma mensagem (SMS) informá-lo, que poderia
ganhar um IPod. Mas tinha que introduzir o número do seu telemóvel.
Ao fazê-lo, recebeu outra mensagem (SMS) com um código para inserir
numa janela do ecrã do seu computador.
Passado pouco tempo recebeu uma terceira mensagem que indicou o
desconto de 2,00 euros do saldo do seu cartão. Perante este desconto
sem qualquer justificação, resolveu anular este serviço. Perdeu mais
2,00 euros com a respectiva anulação. Desta maneira, o meu amigo
gastou 4,00 euros sem saber para onde foram!
Considerando estes casos anómalos, verifica-se que as pessoas
continuam desprotegidas com os anúncios que aparecem, porque omitem
elementos obrigatórios que deviam esclarecer toda a publicidade.
Constata-se todos os dias que há certas maneiras de atrair clientes
que nem sempre é feita de uma de forma transparente.
Geralmente, quando se pretende um esclarecimento sobre estes assuntos
a datatalk só disponibiliza o atendimento automático.
Muitas vezes, quando os anúncios em revistas, televisão e net não
são suficientes para essas empresas, Resolvem optar por enviar SMS não
solicitados, com propostas para participar em concursos com serviços
de chamadas de valor acrescentado.
Em conclusão acerca de tudo isto, revela que nem a lei não impede o
consumidor de continuar à mercê destas empresas exploradoras.
Para obviar incómodos e despesas sem justa causa em termos de
comunicações, é aconselhável pedir a operadora o barramento destes
serviços ou inscrevermo-nos na lista nacional de não recepção de
publicidade.
Publicidade Enganosa
Vê-se em cartazes, rádio, televisão e jornais numa linguagem
apelativa de doutores incentivando à oniomania dos consumidores,
causando-lhes golpes fatais no seu pecúlio.
Com uma emissão escrita, falada tão apelativa conseguem pormover
pechinchas ditas de qualidade superior, mas que não correspondem
à verdade.Com tanto saber, arte,brilho e com tanta cor!
Tudo isto põe de repente todos os incautos à deriva.
Cria no consumidor ambição uma quase patológica, as pessoas correm
desalmadas às promoções compram tudo sem precisarem e sem lógica.
Parece ver-se gente desprovida de maturidade. É a publicidade que
as guia para estas situações, que por vezes corta-lhes toda a
a liberdade de escolha per si.

2 comentários:

  1. Dom Rafael, gostei de ler esta tua listagem que de certa forma é de interesse para todos... assim sendo, vou inseri-la na lista dos meus contactos e enviá-la, posso?
    um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Já me aconteceu uma coisa semelhante.
    Recebi uma mensagem no telemóvel a dizer "Benvindo ao Clube Blinko" e continuava "Se não estiver interessado envie uma mensagem de resposta a dizer SAIR".
    Não liguei nenhuma àquilo e só à terceira vez me apercebi que a cada mensagem recebida me retiravam 4 Euros do saldo do telemóvel.
    Apressei-me a enviar a dita mensagem, mas entretanto já tinham voado 12 Euros.
    Uma roubalheira impensável!

    ResponderEliminar