segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O QUE É VIRTUAL

Entrei apressado e com muita fome no
 restaurante.
Escolhi uma mesa bem afastada do movimento,
pois queria aproveitar os poucos minutos de que
dispunha naquele dia atribulado para comer e
consertar alguns bugs (mistakes in a computer
program) de programação de um sistema que
estava desenvolver e planear um cruzeiro.
Pedi uma posta de salmão com alcaparras e
manteiga, uma salada e um sumo de laranja,
pois afinal de contas fome é fome e temos de
satisfazer as necessidades básicas. Abri meu
notebook e tive um susto com uma voz baixinha
atrás de mim:
Senhor, pode dar-me uma moedinha para comprar
um pão que ainda hoje não comi nada!
- Eu vou pedir ao empregado que te traga um pão.
-Senhor, pede para colocar um pouco margarina
dentro também?
Percebi queria ficar ali comigo , mas depois que
me deixasse trabalhar, pois estava muito ocupado.
Chega a minha refeição e junto com ela o meu
constrangimento.
Faço o pedido do menino, e o empregado
pergunta-me se queriria que mandasse o garoto
embora. Mas os meus resquícios de consciência
impediram-me de dizer que concordava
Deixe-o ficar. Traga o pão e mais uma refeição
decente para ele.
Então o menino sentou-se à minha frente 
perguntou:-me
- Senhor o que está a fazer?
-Estou a ler e-mails.
-Que são e-mails?
-São mensagens enviadas via Internet.
Sabia que ele não iria entender nada, mas a
título de livrar-me de maiores questionário
disse:
-É como se fosse uma carta.
-O senhor tem Internet?
-Tenho.
-O que é Internet?
-É um local no computador onde podemos ver
e ouvir muitas coisas, notícias, músicas,
conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, 
trabalhar,aprender. Tem tudo isto no mundo
 virtual.
-E o que é virtual, Senhor?
Resolvi dar-lhe uma explicação simplificada,
novamente na certeza que ele pouco vai entender
e deixar-me comer a minha refeição, sem culpas.
-virtual é um local que imaginamos algo que não
podemos pegar, nem tocar. É lá que criamos um
monte de coisas que gostaríamos de fazer.
 Criamos nossas fantasias, transformamos o 
mundo em quase como queríamos que fosse.
-Gostei da explicação senhor
-Entendeste o que é o mundo virtual?
-Senhor, eu também vivo neste mundo virtual.
Também tens um computador?
Não, mas meu mundo também é desse jeito...
Virtual.
Minha mãe sai todos dias de casa, só chega
muito tarde, quase que não a vejo.
Eu fico a cuidar do meu irmão pequeno que
vive chorando de fome, e eu dou água meia
salgada para ele pensar que é sopa.
O meu pai está na cadeia há muito tempo.
Minha irmã mais velha também sai todos dias, 
diz que vai vender o corpo, mas eu não entendo,
 pois ela sempre volta com o corpo!
Mas desde muito pequeno,que imagino nossa 
família toda junta em casa, com muita comida
 muitos brinquedos de
Natal, e eu que ando num colégio para ser
médico mais tarde.
Isto também é virtual, Senhor!
-Fechei meu notebook, não antes que as lágrimas
caíssem sobre o teclado.
Esperei que o menino terminasse de literalmente
'devorar' o prato dele, paguei a conta e dei-lhe 
troco para o garoto, que me retribuiu com um
dos mais belos e sinceros sorrisos que eu já
recebi na vida, e com um “obrigado senhor,
você é porreiro”!
Ali, naqueles instantes, tive a maior prova do que
 é o mundo virtual, insensato aos grandes 
problemas onde a miséria de toda a ordem 
campeia
Vivemos todos os dias,  nesta a realidade cruel 
rodeia de verdade, e fazemos de conta que não
 percebemos!




Sem comentários:

Enviar um comentário