terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Algo da vida de Rafael

No acróstico deste poema pode-se descobrir o autor.

Rumei direto a maior Lusitana Cidade
Abandonei trabalhos da faina agrícola
Farto de executar tarefas sem dignidade
Aí arranjei uma profissão mais nobre
Engajado como militar tornei-me urbícola
Libertei-me de um ambiente estulto e pobre


Cumpri sempre a meu devido dever
Onde exerci com lealdade as funções
Este emprego que nunca quis perder
Limitei críticas para acautelar o futuro
Havia homens que só exibiam seus galões
Obrigaram-me às vezes a um silêncio duro


Desanimado com momentos de monotonias 
E conviver com certos imorais por necessidade
Somei muito mais tristezas que alegrias
Oposição provinha da parca idoneidade
Undícola  fui da  maledicência me senti
Zéfiros maus apoucaram-me sem verdade  
Ajudas não tive, mas alguns sabujos venci


Sem comentários:

Enviar um comentário