sábado, 1 de fevereiro de 2014

A crença dos grandes cientistas

Copérnico (1473- 1543), fundador da mundovisão moderna:
Quem viva em íntimo contacto con a ordem mais 
consumada e a sabedoria divina, como não se
sentirá estimulado às aspirações mais sublimes? Quem 
não adorará o Arquitecto de todas estas coisas?”
Johannes Kepler 1571-1630, um dos maiores
 astrónomos:
Deus é grande, grande é o seu poder, infinita a
sua sabedoria. Louvem-n’O, céus e terra, sol, lua e 
estrelas com a sua própria linguagem. Meu Senhor
e meu Criador! A magnificência das tuas obras quereria 
eu anunciá-la aos homens na medida em
que pudesse.
Newton (1643- 1727) fundador da física teórica clássica:
O que sabemos é uma gota, o que ignoramos um imenso
 oceano. A admirável disposição e harmonia
do universo, não pôde senão sair do plano de um
Ser omnisciente e omnipotente”.
Linneu (1707- 1778) fundador da botânica sistemática:
Vi passar da proximidade do Deus eterno, infinito, 
omnisciente e omnipotente e prostrei-me no chão 
em adoração”.
Volta (1745- 1827), descobriu as noções básicas da 
electricidade:
Eu confesso a fé santa, apostólica, católica e romana. 
Dou graças a Deus que me concedeu esta fé, na qual 
tenho o firme propósito de viver e de morrer”.
Ampere (1775- 1836), descobriu a lei fundamental da corrente
 eléctrica:
Como Deus é grande, e a nossa ciência uma
 insignificância!”
Cauchy (1789- 1857) insígne matemático:
Sou cristão, ou seja, creio na divindade de Cristo, como 
todos os grandes astrónomos, todos os grandes 
matemáticos do passado”.
Gauss (1777- 1855), um dos maiores matemáticos e cientistas 
alemães:
Quando soar a nossa última hora, será grande e inefável 
o nosso gozo ao ver quem, em todo o nosso agir, só
 pudemos vislumbrar”.
Liebig (1803- 1873), célebre químico:
A grandeza e infinita sabedoria do Criador a reconhecerá
 realmente só o que se esforçar por extrair as suas ideias 
do grande livro que chamamos
a natureza”.
Robert Mayer (1814- 1878), cientista naturalista (Lei da 
Conservação da Energia)
Acabo a minha vida com uma convicção que brota
do mais fundo do meu coração: a verdadeira ciência
e a verdadeira filosofia não podem ser outra coisa 
senão uma propedêutica da religião cristã”.
Secchi (1803- 1895), célebre astrónomo:
Do contemplar o céu a Deus há um trecho curto”.
Darwin (1809- 1882), Teoria da evolução:
Jamais neguei a existência de Deus. Penso que a 
teoria da evolução é totalmente compatível com a fé
 em Deus. O argumento máximo da existência de
Deus parece-me a impossibilidade de demonstrar e
 compreender que o universo imenso, sublime sobre 
toda medida, e o homem tenham sido frutos do acaso”.
Edison (1847- 1931) , o inventor mais fecundo, 1200 patentes:
“…O meu máximo respeito e a minha máxima admiração
a todos os engenheiros, especialmente
ao maior de todos eles: Deus”.
Schleich (1859- 1922), célebre cirujano:
Tornei-me crente à minha maneira pelo microscópio e 
pela observação da natureza, e quero, tanto quanto 
está ao meu alcance, contribuir para a plena concórdia
 entre a ciência e a religião”.
Marconi (1874- 1937), inventor da telegrafia sem fios, Prémio 
Nobel 1909:
Declaro-o com orgulho: sou crente. Creio no poder da
 oração, e creio, não só como católico, mas também 
como cientista”.
Millikan (1868- 1953), grande físico americano, Prémio Nobel 
1923:
Posso pela minha parte asseverar com toda a decisão 
que a negação da fé carece de toda a base científica. 
A meu juízo jamais se encontrará uma verdadeira
 contradição entre a fé e a ciência”.
Eddingtong (1882- 1946) Célebre astrónomo inglês:
Nenhum dos inventores do ateísmo foi naturalista. Todos eles 
foram filósofos muito medíocres”.
Albert Einstein (1879- 1955), fundador da física contemporânea
 (teoria da relatividade e Prémio Nobel 1921):
Todo aquele que está seriamente comprometido com 
o cultivo da ciência, chega a convencer-se de que em 
todas as leis do universo está manifesto um espírito
 infinitamente superior ao homem, e diante do qual,
 nós com os nossos poderes devemos sentir-nos
 humildes”.
Plank (1858- 1947), fundador da física quântica, Prémio Nobel
 1918:
Nada pois no-lo impede, e o impulso do nosso 
conhecimento o exige… relacionar mutuamente a ordem 
do universo e o Deus da religião. Deus está, para o crente,
 no princípio dos seus discursos, para
o físico, no termo dos mesmos”.
Schrödinger (1887- 1961), criador da mecânica ondulatória, 
Prémio Nobel 1933:
A obra mestra mais fina é a feita por Deus, segundo 
os princípios da mecânica quântica…”.
Hathaway, pai do cérebro electrónico.
A moderna física ensina-me que a natureza não é capaz
 de ordenar-se a si mesma. O universo supõe uma 
enorme massa de ordem. Por isso, requer uma grande 
«Causa Primeira», que não está submetida à segunda lei 
da transformação da energia e que, por isso mesmo, é
 Sobrenatur
Wernher Von Braun (1912- 1977), construtor alemão- americano
 dos foguetes espaciais:
Acima de tudo está a glória de Deus, que criou o grande
 universo, que o homem e a ciência vão esquadrinhando e
 investigando dia após dia em profunda adoração”.
Charles Townes (Partilhou o Prémio Nobel da Física 1964 por 
descobrir os princípios do laser):
Como religioso, sinto a presença e intervenção de um
 ser Criador que vai mais além de mim mesmo, mas que
 sempre está próximo… a inteligência teve algo a ver com 
a criação das leis do universo”.
Allan Sandage (1926-) Astrónomo profissional, calculou a
 velocidade com que se espande o universo e a idade do mesmo
pela observação de estrelas distantes:
Era quase um ateu praticamente na juventude. A ciência
 foi que me levou à conclusão de que o mundo é muito 
mais complexo do que podemos explicar. O mistério da 
existência só o posso explicar mediante o Sobrenatural”.
Um cartão de visita e uma surpresa:
Um jovem universitário comunista viajava no mesmo
 banco de transporte publico com um venerável ancião 
que ia rezando o seu rosário.
 O jovem embora mas um tanto insolente atreveu-se a
 dizer-lhe:
 “Porque é que em vez de rezar pelo rosário não se dedica
 a aprender e a instruir-se um pouco mais? Eu posso 
enviar-lhe alguns livros para que possa instruir”.
O ancião respondeu-lhe: “ Então, agradecia-lhe que me
 enviasse os livros para esta direcção”; e entregou-lhe o 
seu cartão. 
Nele dizia: Luís Pasteur, Instituto de Ciências de Paris. 
O universitário esquerdista ficou envergonhado. 
Tinha pretendido dar conselhos ao mais famoso sábio do
 seu tempo, o inventor das vacinas, estimado em todo o
 mundo e devoto do rosário”.
Quando os sábios e cientistas  têm fé e crêem em Deus. 
Qual será o saber dos ateus!...

Sem comentários:

Enviar um comentário