quarta-feira, 4 de março de 2015

Que alivio saber disto



 Desde há uns tempos a esta parte que andava preocupado
 porque :
 Não me recordava de alguns nomes próprios ; 2. Não  me
 recordava onde deixava algumas coisas ; 3. Quando estou
 a conversar e tenho que interromper o pensamento, por ser
interrompido, tenho dificuldade de
continuar a conversa no ponto em que a tinha deixado.
 Enfim, creio que começava a pensar que tinha um inimigo
 dentro da minha cabeça, cujo nome começa por Alz...
Hoje li um artigo que me deixou bem mais tranquilo, por isso
passo a transcrever a parte mais interessante :
 Se tens consciência dos teus problemas de memória, então
é porque ainda não tens problemas."
 Existe um termo médico que se chama ANOSOGNOSIA, que
é a situação em que tu não te recordas temporariamente de
alguma coisa. Metade dos maiores de 50 anos, apresentam
algumas falhas deste tipo, mas é mais um facto relacionado
 com a idade do que com a doença.
 Queixar-se de falhas de memória, é uma situação muito
comum em pessoas com 50 ou mais anos de idade.
 É o caso de a falha se traduzir por não recordar um nome
lá fazer ou buscar, esquecer o título de um filme , actor ou
canção, não se lembrar onde deixou os óculos, etc. etc..
 Muitas pessoas preocupam-se, muitas vezes em excesso, por
 este tipo de esquecimento. Daí uma informação importante :
“Quem tem consciência de ter este tipo de esquecimento, é
todo aquele que não tem problemas sério de memória”. Todos
aqueles que padecem de doença de memória, com o inevitável
fantasma de Alzeimer, são todos aqueles que não têm
consciência do que efectivamente se passa.
 Dubois, professor de neurología da CHU Pitié-Salpêtrière
, encontrou uma engraçada e didática explicação, válida para a
 maioria dos casos, de pessoas que estão preocupadas com os
seus esquecimentos:
 Quanto mais se queixam dos seus problemas de memória, menos
 possibilidades têm de sofrer de uma doença de memória".
 Este documento é dedicado a  todos os esquecidos de que me
 recordo .
 Se esquecerem de o compartilhar, não se preocupem porque
 não será Alzeimer... são os muitos anos que pesam dentro das
 vossas cabeças.


Sem comentários:

Enviar um comentário