quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Do Papa Francisco

 Durante a nossa vida causamos transtornos na
vida de muitas pessoas, porque somos imperfeitos.
Nas esquinas da vida, pronunciamos palavras inadequadas,
falamos sem necessidade,incomodamos.
Nas relações mais próximas, agredimos sem intenção

ou intencionalmente. Mas agredimos.Não respeitamos o
tempo do outro, a história do outro.Parece que o mundo gira
em torno dos nossos desejos e o outro é apenas um detalhe.
E, assim, vamos causando transtornos.
Esses tantos transtornos mostram que não estamos prontos,
mas em construção.Tijolo a tijolo, o templo da nossa história 
vai ganhando forma.O outro também está em construção e
também causa transtornos.E, às vezes,um tijolo cai e 
magoa-nos .Outras vezes, é a cal ou o cimento que o  nosso
 rosto.E quando não é um,é outro.
E o tempo todo nós temos que nos limpar e cuidar das feridas,
assim como os outros que convivem connosco também têm
 de fazer.Os erros dos outros. Os meus erros,Esta é uma
 conclusão essencial: todas as pessoas erram.
A partir desta conclusão, chegamos a uma necessidade
humana e cristã o perdão.
Perdoar é cuidar das feridas e sujeiras.
É compreender que os transtornos são muitas vezes
involuntários.
Que os erros dos outros são semelhantes aos meus erros e
que, como caminhantes de uma jornada, é preciso olhar adiante.
Se nos preocupamos com o que passou, com a poeira,
com o tijolo caído,o horizonte deixará de ser contemplado
E será um desperdício.
O convite que faço é que experimente a beleza do perdão.
É um banho na alma! Deixa-nos leves!
Se eu errei,se eu o magoei,se eu o julguei mal,
desculpe-me por todos esses transtornos…
Estou em construção!

Sem comentários:

Enviar um comentário