domingo, 3 de novembro de 2019

A gerontologia


Só na velhice a mesa fica repleta de ausências.
Chego ao fim, uma corda que aprende seu limite
após arrebentar-se em música.
Creio na cerração das manhãs.
Conforto- me em ser apenas homem.
Envelheci, tenho muita infância pela frente.

Retrato
"Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste,
assim magro, nem estes olhos tão vazios nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e
 mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil:
em que espelho ficou perdida a minha face?”

"Assim como os picos cobertos de neves são bonitos,
os cabelos brancos da velhice também tem sua beleza.
Não apenas beleza, mas sabedoria também, de que
nenhum jovem pode se vangloriar.
A Beleza da Velhice. O filho pequeno, com a curiosidade
de quem ouviu uma nova palavra, mas ainda não entendeu
 seu significado, perguntou à sua mãe:
- Mamãe, o que é velhice?

 Na fração de segundo antes da resposta, ela fez uma
viagem ao passado. Lembrou-se dos momentos de luta, das
dificuldades, das decepções. Sentiu todo o peso da idade e da
responsabilidade em seus ombros. Tornou a olhar para o
 filho, que, sorrindo, aguardava uma resposta:
- Olhe para o meu rosto, filho,  disse ela.
- Isto é a velhice.
E imaginou o garoto vendo as rugas e a tristeza em seus olhos.
Depois de alguns instantes, o menino respondeu:
- Mamãe! Como a velhice é bonita! Não sei...
Se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que
nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos
no coração das pessoas.
Não seja nem curta nem longa demais mas que ela seja
intensa, verdadeira, pura...Enquanto durar.
Minha natureza é envelhecer.
Não há nenhum modo de escapar do envelhecimento.
Minha natureza é ter doença e saúde.
Não há nenhum modo de escapar de ter
doença e saúde. Minha natureza é morrer.
Não há nenhum modo de escapar da morte.
Tudo que desejo e todos a quem amo
tem a natureza da mudança Não há nenhum modo de
escapar da mudança.
Minhas ações são meus únicos pertences verdadeiros.
Eu não posso escapar das conseqüências de minhas ações.
Minhas ações são o solo onde estou

Sem comentários:

Enviar um comentário