sábado, 7 de fevereiro de 2009

Falando de Vila Flor

Esta Bonita Vila fica situada no interior do Nordeste Transmontano, entre as principais vías rodoviárias de acesso à Capital do Distrito- Bragança. Este concelho tem uma área de 267 Km2 de superficie, distribuídos por 19 freguesias: Assáres, Benlhevai, Carvalho de Egas, candoso Freixiel, Lodões, Mourão, Nabo, Roios, Samões, Sampaio, Santa comba da Vilariça, Seixo de Manhoses, Trindade, Vale Frechoso, Vale Torno, Vila Flor. Vilarinho das Azenhas e Vilas Boas e ainda pelos lugares: Arco, Macedinho, Prado e Vide.
Foi o Rei D. Dinis que criou o concelho de Vila Flor e municipalizou-o com o actual nome. Que teve origem nas terras de além Sabor (Rio) e do genitivo hipocorístico de Attila (apelido ou toponimico da época germânica ou da reconquista).
Nos desaterros que foram feitos dentro desta Vila e arredores encontraram-se vestígios de povoamento romano e várias moedas do Império Romano e uma moeda de ouro com a esfinge do Imperador Trajano.
Posteriormernte esta região também foi habitada por diversos povos, os árabes e judeus foram os que mais contribuiram para o desenvolvimento agrícola e comercial. A expulsão destas duas etnias de todo o território nacional causou grandes transtornos económicos a esta terra. A eles se devem alguns saberes sobre a agricultura, técnicas de regas, o plantio de vinhas, amendoeiras e oliveiras.
A par de outros produtos de boa qualidade que se produzem nesta região como: o vinho, amendoa, cereais, hortícolas e outros frutícolas . O azeite de Vila Flor é o produto que mais se destacou a nivel nacional e até internacional.
As familas mais ilustres que residiram em Vila Flor foram os condes desde o primeiro D. Sanches Manuel Até ao nono conde. No patamar abaixo havia outras familias fidalgas: Borges, Coelhos, Lemos, Meireles, o poeta Paulo Montês, escritor António Meireles, Médico Diogo de Barros, Pintor António de Moura, escritor Aarão Levita e Catedrático de Medicina Máximino Correia.
No segundo quartel do século XX as famílas que mais se distinguiram nesta Vila foram: Os Guerras, Vazes, Pimentéis, Morais, Afonsos, Assis, Feios, fontes, figueiredos, Almendras, Aragãos, Roques, Madureiras, Oliveiras, etc. Que eram médicos e grandes proprietários deste concelho.
Na transição do século XX para o XXI, alguns descendentes não residentes das familias supracitadas e outros como:, O general Afonso e o escritor Modesto Navarro, etc. Todas estas ilustres figuras têm contribuído para a divulgação e prestígio de Vila Flor.

Sem comentários:

Enviar um comentário