sábado, 12 de junho de 2010

AS POLÍCIAS POLÍTICAS

Como é do conhecimento geral dos cidadãos de todos os
países, o grande suporte dos regimes ditatoriais como os
comunistas e fascistas está nas forças das suas Forças
Armadas visíveis e nas suas polícias invisíveis. Até mesmo
nos regimes democráticos este género de polícias também
existem mas mais ostensivos.
Durante a minha juventude e até completar 21 anos de
idade, pouco se ouvi falar da policia politica portuguesa
a PIDE (DGS). Naqueles lugares remotos, no seio dos
montes onde nasci, a GNR era o corpo policial suficiente
para manter a ordem sem grande trabalho.
A política dos pequenos agricultores e trabalhadores rurais
era o trabalho, não tinham tempo para discutirem politica,
porque trabalhavam de sol a sol e muitas vezes de noite a de
noite! Os grandes proprietários e outros exploradores e
ainda outros quejandos, que estavam de sempre de mãos dadas
com o regime autocrático de Salazar.
Quando vim cumprir o Serviço Militar na Marinha de Guerra
Portuguesa, é que me apercebi das verdadeiras e perigosas
acções da PIDE, e dos seus colaborantes leais, lacaios, os
celebres informadores (bufos)!
Desde Março de 1962 até 25 de Abril de 1974 data da queda
do regime ditatorial, tive a sorte de nunca conhecer nenhum
elemento dessa polícia.
Pois constava-se que a supracitada policia tinha formas de actuar
muito diversas. A “Police intelligence” que os leitores mais
“barras” em inglês podem inferir dos meios que usavam para atingir
certos fins!.. Faziam uma espionagem discreta e muito disfarçada.
Espreitavam pelas frinchas das portas e já usavam microfones
escondidos. Muitas das vezes baseavam-se tão-somente nos contactos
interpessoais com certos artifícios, de forma a manipularem
conversas, incitando os mais ousados e inconfirmáveis a alguns
actos verbais opostos ao regime.
Quando soube realmente quais eram os malefícios que esta
Policia Politica poderia causar, evitei sempre falar de politica
mesmo de ouvir anedotas em desabono do regime de então.
Um certo dia, após ter desembarcado da Vedeta (Barco da Marinha
que faz o transbordo todos os dias dos marinheiros
do Alfeite para Lisboa) na Doca da Marinha. Logo que
possível, fui telefonar para a minha namorada numa
cabine telefónica que havia na Praça das Cebolas em frente
à Casa dos Bicos.
Quando acabei de discar os sete dígitos, reparei que na lista
dos telefones que estava dentro da dita cabine telefónica
tinha escrito na capa em letras gordas esta frase: “
ARRIBA MARXISTAS MORRA SALAZAR”!
Eu deixei a minha namorada em linha e imediatamente saí,
e fui para outra cabine mais distante! Com o receio que
viesse depois mim um agente da PIDE e alegar que fui eu
que escrevi aquilo!...
Quem é pobre tem que ter medo e prevenir-se em todos os
sentidos,caso contrário sujeita-se a duplos sacrifícios!
Os adversários políticos, ricos, os grandes senhores e outros
quejandos em qualquer regime têm sempre quem os defenda
E quem lhe dei a fuga se necessitarem. Como foi o caso dos
principais politicos que opuseram ao regime autocrático.

Sem comentários:

Enviar um comentário