quinta-feira, 4 de julho de 2013

Às vezes os conselhos valem ouro

Um casal de jovens recém-casados, era muito pobre e vivia da
ajudas de familiares e vizinhos, numa freguesia do Distrito de
Bragança, mais propriamente da região do Vale da Vilariça.
Um dia o marido fez a seguinte proposta para a esposa:
"Querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe,
tentar arranjar um emprego e trabalhar até ter condições
para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável.
Não sei quanto tempo vou permanecer por lá, só te peço
uma coisa, que me esperes e enquanto eu estiver fora,
que me sejas FIEL , pois eu também te serei fiel a ti. "
Assim sendo, o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que
encontrou um fazendeiro em terras de Espanha, que
precisava de alguém para o ajudar no ramo agrícola.
O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar, no que
foi aceite. Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que
também foi aceite.
O pacto foi o seguinte:
"Deixe-me trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu 
achar que devo ir embora. Espero que o o senhor me dispense
do seu trabalho.
EU NÃO QUERO RECEBER O MEU SALÁRIO. Peço que o
senhor o coloque no Banco até o dia em que eu for embora.
No dia em que eu sair o senhor dá me o dinheiro que eu
ganhei e sigo o meu caminho".
Tudo combinado.
Aquele jovem trabalhou DURANTE VINTE ANOS, sem férias
e sem descanso.
Depois de vinte anos chegou para o patrão e disse:
"Patrão, eu quero o meu dinheiro, pois estou desejando
de voltar para a minha casa."
O patrão então respondeu-lhe:
"Tudo bem, afinal, fizemos um pacto e vou cumpri-lo,
só que antes quero lhe fazer uma proposta, está bem?
Eu lhe dou o seu dinheiro e você vai embora, ou
DOU- TE TRÊS CONSELHOS e não te dou o dinheiro e
vais embora.
Se eu te der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos; se
eu te der os conselhos, eu não te dou o dinheiro.
Vai para o teu quarto, pensa e depois
dá-me a resposta. "
Então ele pensou durante dois dias, procurou o patrão e
disse-lhe: "QUERO OS TRÊS CONSELHOS."
O patrão novamente frisou: "Se lhe der os conselhos,
não lhe dou o dinheiro."
E o empregado respondeu prefiro: "Quero os três conselhos”
O patrão então aconselhou-o:
  1. NUNCA VÁS POR ATALHOS NA SUA VIDA. Caminhos
    mais curtos e desconhecidos podem custar a tua vida.
  2. NUNCA SEJA CURIOSO PARA AQUILO QUE ESTÁ
    ACONTECER DE MAU, pois a curiosidade para o mal 
    pode ser mortal.
    3 -NUNCA TOME DECISÕES EM MOMENTOS DE ÓDIO
    OU DE DOR, pois tu podes te arrepender e será tarde
    demais.
Tudo combinado.
Aquele jovem trabalhou DURANTE VINTE ANOS, sem
férias e sem descanso e preferiu ir embora sem dinheiro
que ganhou durante esses anos.
Após dar os conselhos, o patrão disse ao rapaz, que
já não era tão jovem assim:
"AQUI VOCÊ TEM TRÊS PÃES, estes dois são para tu
comeres durante a viagem e este terceiro é para comer com
tua esposa quando chegares a tua casa.“
O homem então, seguiu seu caminho de volta, depois de
vinte anos ausente de casa e da esposa que ele
tanto amava. Encontrou um indivíduo que disse-lhe:
"Rapaz, este caminho é muito longo, eu conheço um
atalho que é dez vezes mais perto e chegas a tua
terra em poucos dias.“
O rapaz contente, começou a seguir pelo atalho, quando
se lembrou do primeiro conselho, então voltou e seguiu
o caminho normal.
Dias depois soube que, aquele atalho conduzia-o a um
lugar onde salteadores esperavam as pessoas, para as
roubarem tipo emboscada.
Depois de alguns dias de viagem, cansado ao extremo,
encontrou uma pensão à beira da estrada, onde pode
hospedar-se.
No dia seguinte, pagou a diária e após tomar um banho
deitou-se para descansar.
De madrugada acordou assustado com um grito
estarrecedor. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta
para ir até o local do grito em jeito de socorro.
Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo
conselho do seu patrão. Deitou -se de novo e dormiu.
Ao amanhecer, após tomar café, o dono da hospedagem
perguntou-lhe se ele não havia escutado gritos durante a
noite, e ele respondeu que sim.
O hospedeiro perguntou-lhe se não teve a curiosidade de
ir ver o que se estava a passar, ele respondeu que não.
O hospedeiro prosseguiu: “VOCÊ É O PRIMEIRO
HÓSPEDE A SAIR DAQUI VIVO, QUANDO O MEU
FILHO TEM ESTES EXCESSOS DE LOUCURA.
Quando tem por estas crises de loucura, grita durante
quase toda a noite! Quando os hóspdes tentam socorrê-lo,
ele mata-os e enterra-os no quintal.”
O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por
chegar a sua casa.
Depois de muitos dias e noites de caminhada... Já ao
entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha,
andou e logo viu entre os arbustos a silhueta de sua esposa.
Estava anoitecendo, mas ele ainda pode ver que ela
não estava só.
Aproximou-se mais um pouco e viu que ela tinha perto de si,
um homem a quem estava acariciando os cabelos.
Quando viu aquela cena, seu coração se encheu de ódio e
amargura e decidiu-se a correr de encontro aos dois e a
matá-los sem piedade.
Respirou fundo, refletiu melhor, quando se lembrou do
terceiro conselho do seu patrão.
Então parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali no
quintal junto à sua casa para observar aquela cena.
Ao amanhecer, já com a cabeça fria, ele pensou:"NÃO VOU
MATAR MINHA ESPOSA E NEM O SEU AMANTE.
Prefiro voltar para o meu patrão e pedir que ele me
aceite de volta.
Só que antes, quero dizer a minha esposa que eu sempre
 LHE FUI FIEL A ELA".
Dirigiu-se à porta da casa e bateu.
Quando a esposa abre a porta e o reconhece, se atira-se ao
seu pescoço e o abraça afetuosamente.
Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então, com lágrimas
nos olhos diz- lhe: "Eu fui-te fiel e tu traíste-me.."
Ela espantada lhe respondeu-lhe: "Como? Eu nunca te
traí querido, esperei durante esses vintes anos!"
Então perguntou-lhe : "E aquele homem que
estavas acariciando ontem ao entardecer?"
"AQUELE HOMEM É NOSSO FILHO. Quando tu
fostes embora, descobri que estava grávida. Hoje ele
está com vinte anos de idade.
Então o marido entrou, conheceu-o, abraçou o filho e
contou-lhes toda a sua história, enquanto a esposa
preparava o café.
Sentaram-se para tomar café e comer juntos o último pão.
APÓS A ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO, COM
LÁGRIMAS DE EMOÇÃO, ele parte o pão e, ao
abrí-lo, encontra todo o seu dinheiro, o
pagamento por seus vinte anos de dedicação!
Muitas vezes achamos que o atalho "queima etapas" e nos faz
chegar mais rápido, o que nem sempre é verdade...
Muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas
que não nos dizem nos dizem respeito e que nada de bom
nos acrescentará...
Outras vezes, agimos a quente por impulso, na hora da raiva,
e fatalmente, arrependemos-nos depois...
Espero que os meus leitores assim como todas as
pessoas não se esqueçam desses três conselhos e
que, principalmente, não se esqueça de CONFIAR
em DEUS... (mesmo que a vida, muitas vezes já
tenha vos dado motivos para a desconfiança).
Conte aos seus amigos e familiares esta história que podia
ter sido verídica.
Não percas a oportunidade de fazeres feliz alguém, pois
esta bela história nos instiga à boas atitudes mesmo em
situações extremas.




Sem comentários:

Enviar um comentário