quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Uma metáfora sobre o stress

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/profile_mask2.png
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
Um psicólogo do Nordeste Transmontano da região do
Vale da Vilariça deu uma conferência sobre o stress, 
in the sitting-room da Quinta do Barração da Vilariça  
onde  pratica  um Turismo Rural de qualidade ou 
 Agro-Turismo .
O psicólogo levantou um copo cheio de água.
Todos os assistentes pensaram que ele iria perguntar:
se estava "Meio cheio ou meio vazio?".
Mas com um sorriso no rosto o psicólogo perguntou;
"Quanto pesa este copo de água?"
As respostas variaram entre 100 e 350 gramas.
Ele respondeu:
"O peso absoluto não importa.
Depende somente do tempo que o segura. Senão,
vejamos:
Se eu segurar um minuto, não existe problema nenhum.
Se eu o segurar durante uma hora, ficarei com dores no
 braço, como é  óbvio.
Se eu o segurar por um durante dia, o meu braço ficará
duro e paralisado.
Em todos os casos representados anteriormente o peso
do copo não mudou, mas quanto mais tempo eu o
segurava, mais pesado ele ficava".
E então, continuou:
"O stress e as preocupações da nossa vida são 

exatamente como este copo de água.
Se eu pensar neles por um curto período de tempo,
nada acontece.
Se pensar neles um pouco mais de tempo, irão começar
 a criar mossa.
E se pensar neles durante muito tempo todo vou-me
sentir paralisado, incapaz de fazer qualquer coisa".
Então lembrem-se de "larguem o copo".
Rafael



Sem comentários:

Enviar um comentário